sábado, 4 de novembro de 2023

Educar pelo exemplo é a melhor maneira. (Mário Sérgio Cortella)

“Muitos pais têm muitas dúvidas e ficam inseguros quando o assunto é a educação das crianças. Quando pensamos nisso, você já reparou como os filhos costumam ter atitudes muito similares aos comportamentos dos pais?
Em gestos, hábitos ou palavras, os pequenos por vezes parecem cópias dos adultos. Isso acontece porque as crianças se inspiram nas pessoas mais velhas ao seu redor para compreender o mundo. Daí vem a importância da educação pelo exemplo.
Neste texto, você vai entender como o exemplo dos adultos influencia diretamente naquilo que as crianças aprendem desde cedo.

Por que a educação pelo exemplo é tão importante?

Para os pequenos, o mundo é um local completamente novo e com infinitas possibilidades. Seja falar, andar ou descobrir os números, cada novo dia oferece um aprendizado. Com tantos estímulos, é ao observar os mais velhos que as crianças começam a assimilar o espaço em torno de si.
Os filhos não aprendem através do que é falado, mas do que é praticado! Daí a importância de que as ações dos pais sejam condizentes com seus discursos. A ação de falar em economizar água ou sobre não mentir, por exemplo, não surtirá qualquer efeito se os próprios adultos não colocarem em prática aquilo que dizem.
Uma campanha da organização australiana National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect (NAPCAN) aborda de maneira tocante o impacto das atitudes dos mais velhos sobre os pequenos. No vídeo Children See, Children Do, as crianças aparecem imitando atitudes dos adultos muito danosas ao desenvolvimento infantil.
É preciso dar o exemplo na criação dos filhos. O filósofo Mário Sérgio Cortella fala muito sobre agir de acordo com a ética que pregamos. Segundo o educador, devemos pensar sobre a concretização dos nossos ideais no cotidiano familiar e escolar.
Não adianta falar uma coisa e fazer outra. A transmissão de valores acontece no dia a dia, já que conceitos teóricos como ética, respeito ou honestidade podem ser muito abstratos para os menores.
As crianças muito novas não tem compreensão do que é justo ou injusto, mas são capazes de imitar a conduta dos mais velhos. Assim, a melhor forma de passar os princípios desejados pelos pais é na prática.

Hábitos para a educação das crianças em casa

Nenhum pai ou mãe é perfeito o tempo inteiro, nem é possível garantir que os filhos sejam exatamente aquilo que desejamos. Contudo, dá para trazer boas influências para o cotidiano dos pequenos que os transformem em adultos mais conscientes.
Quer dar bons exemplos na educação do seu filho? Comece a estimular práticas importantes dentro do ambiente familiar.

Confira algumas dicas de hábitos para quem tem crianças em casa:

Estimule a leitura:

Os livros são capazes de nos transportar para os mais variados universos e trazem o conhecimento de questões muito além do nosso cotidiano. Pelas histórias, aprendemos valores, criamos empatia e estimulamos nossa imaginação.
Por isso, tente introduzir uma rotina de leitura na família. Leia com o seu filho ou separe um horário voltado para a atividade.

Dê atenção à alimentação:

Seu filho não quer comer verduras de jeito nenhum? Talvez seja a hora de repensar como é a relação de toda a família com a comida. Se os pais não comem de forma saudável, dificilmente a criança vai se alimentar de maneira adequada.
É muito importante reduziras idas aos restaurantes fast food e introduzir mais alimentos saudáveis nas refeições.

Pratique o respeito ao próximo:

Como falamos ao longo do texto, as crianças vão olhar para os seus responsáveis quando enfrentarem dilemas éticos. Portanto, não esqueça de praticar o respeito ao próximo! Mostre para os pequenos, através de suas atitudes, valores de paz, compaixão e paciência.
Com atenção ao próprio comportamento, os pais podem impor limites e contribuir bastante com a educação infantil. A melhor maneira de formar pessoas capazes de transformar o mundo é educar pelo exemplo."

Autor: Mário Sérgio Cortella
Imagem: Foto Pessoal.

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.