sábado, 26 de outubro de 2019

O jiló é um alimento aliado do coração, ajuda a perder peso, ajuda no controle da diabetes, ajuda no combate da anemia e outros.


O jiló é um alimento aliado do coração, ajuda a perder peso, ajuda no controle da diabetes, ajuda no combate da anemia e outros. 
O jiló é um fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil e é originário da África Ocidental. O jiló tem um sabor amargo, é um fruto pequeno, arredondado ou comprido, de coloração verde escura e casca lisa brilhante.
O jiló possui uma grande quantidade de água e baixo valor calórico; e possui diversas vitaminas e minerais em sua composição: vitamina A, B e C, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e fibras.
O jiló possui muito benefícios à saúde, confira:

- Saúde bucal: comer jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza da boca e que ajuda a manter o hálito mais fresco.

- Ajuda a perder peso: Um dos principais benefícios do jiló é auxiliar na perda de peso. Quem quiser emagrecer pode se beneficiar de seu consumo pelo fato dele ser pouco calórico e rico em água (aproximadamente 90% do alimento), que promovem a sensação de saciedade. Assim, ao acrescentá-lo à dieta, fica mais fácil de controlar o apetite. Mas o alimento precisa ser associado a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

- Ajuda no combate da anemia: O jiló é uma boa fonte de ferro e, por isso, pode ser um ótimo aliado no tratamento da anemia, principalmente a ferropriva, que é a anemia causada pela diminuição dos níveis de ferro no organismo.

- Aliado do coração: ajuda a regular a pressão arterial. O jiló é rico em potássio, o alimento também possui vitamina B1, a tiamina, que ajuda no bom funcionamento do coração, também tem flavonóides em sua composição, compostos que combatem os radicais livres, um dos responsáveis pelo entupimento e inflamação das artérias. Esse componente, ao lado dos alcalóides e esteróides, também colabora para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que contribui com a saúde cardiovascular.

- Para pele, cabelos e unhas: o jiló é rico em antioxidantes e água, sendo benéfico para a pele, unhas e cabelos. Os antioxidantes combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce ou acelerado, enquanto a água ajuda a hidratar a pele, o jiló também possui propriedades antifúngicas e anti-bactericidas, que ajudam a manter a saúde dermatológica.

- Ajuda a combater o diabetes: o jiló possui boas quantidades de fibra e é pobre em carboidratos, ajudando a controlar a absorção de glicose, evitando os picos e quedas súbitas do açúcar no sangue.

Dica para tirar o sabor amargo do jiló: deixe-o de molho em água com sal por 15 minutos antes de cozinhá-lo. Também é possível fatiar, salgar e deixá-lo em um escorredor por alguns minutos, em seguida, o alimento deve ser lavado para ir ao fogo.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)
segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A cenoura: previne o câncer de mama e cólon, melhora a visão, ajuda a prevenir infecções, protege os dentes e as gengivas; e outros.


A Cenoura é um alimento saboroso e delicioso, pode ser consumida crua ou cozida, ralada ou em pedaços, é usada para o preparo de pão, sopas, refogados, também é usada pra fazer purês e sucos, é muito usada para o preferido de muitas pessoas: o delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
A cenoura é fonte de importantes nutrientes para o nosso corpo, que ajudam a torná-lo saudável. As cenouras fornecem vitamina A e uma série de outros benefícios para a saúde, além da beleza da pele, a prevenção do câncer e ação antienvelhecimento.
A cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada. Fonte de fibras, minerais como: fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.
Essas substâncias, tais como as vitaminas pró-A, C e K, e minerais, como o ferro, potássio e manganês, favorecem desde o controle dos níveis da pressão arterial até um emagrecimento saudável.
Conheçam os benefícios da cenoura:

- Previne o câncer: quem consome muita cenoura tem menos risco de desenvolver câncer de pulmão, de mama e de cólon.

- Melhora a visão: a cenoura é rica em vitamina A, importante para saúde da visão, já que a deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz, chamada de cegueira noturna.

-Ajuda a prevenir infecção: a cenoura tem um grande poder antisséptico, prevenindo infecções.

- Protege os dentes e as gengivas: elas raspam placas e partículas de alimentos assim como faz sua escova de dentes com creme dental. A cenoura estimula ainda as gengivas e provoca muita saliva, que, por ser alcalina, equilibra as bactérias formadoras de ácido e de cáries. Além de tudo isso, os minerais nas cenouras impedem danos aos dentes.
- Bronzeado da pele: consumir cenouras e outros alimentos de cor laranja, ajudam a promover um bronzeado mais bonito e duradouro. O betacaroteno estimula a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

- Pele saudável: a pele está constantemente exposta a agressões ambientais, como exposição do sol, raios ultravioletas e componentes presentes na poluição. Por conter sustâncias com ação antioxidante, a cenoura ajuda a combater os efeitos nocivos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, retardando assim, a degradação do colágeno, a formação de rugas e o ressecamento da pele.

-Para digestão: As cenouras possuem boa quantidade de fibra alimentar, importantes na manutenção da boa saúde digestiva, pois estimulam o trânsito intestinal, auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para reduzir o mal-estar provocado pela prisão de ventre.

Dica: Se a cenoura for mantida na geladeira, dentro de saco plástico, tem durabilidade de 30 dias.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

Oração do Idoso.


"Bem-aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas.
Bem-aventurados os que levam em conta que meus ouvidos captam as palavras com dificuldade e por isso, procuram falar mais alto e pausadamente.
Bem-aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados e minhas reações são lentas.
Bem-aventurados os que nunca me dizem: Você já me contou isso inúmeras vezes!
Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ter visto o café que por vezes derramo.
Bem-aventurados os que sorriem e conversam comigo.
Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações para as coisas dos tempos passados.
Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho, fazendo-me assim pensar em Deus.
Quando entrar na eternidade, lembrar-me-ei deles, junto ao Senhor.
Bem-aventurados os que me ajudam a atravessar a rua e não lamentam o tempo perdido que me dedicam.
Bem-aventurados os que me fazem sentir que sou amado(a) e não estou abandonado(a), tratando-me com respeito.
Bem-aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para carregar a minha cruz.
Bem-aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra."
Amém!

(Créditos da foto: Andréa Ribeiro - Foto Pessoal)

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