domingo, 5 de maio de 2019

Chá de CAPIM Cidreira tem efeito calmante, analgésico, antidepressivo, relaxante, diurético, digestivo, expectorante e outros.


Primeiramente é importante saber que o Capim-Cidreira e a Erva Cidreira são plantas diferentes, nesta matéria vamos falar sobre o Capim-Cidreira, aquele de folhas longas e finas, conforme a foto abaixo. O capim Cidreira possui um aroma agradável que lembra o perfume do limão e as folhas costumam ser utilizadas para o preparo de chás. Também conhecido como capim-limão, capim-santo, capim-cheiroso, dependendo da região. 
O chá de capim cidreira é um chá popularmente conhecido por ajudar a melhorar a qualidade do sono. Muitas pessoas podem tomar esse chá ou outros para ajudar a dormir, mas obviamente não é só isso que o chá de capim cidreira fornece de benefícios.
O chá de capim cidreira age no organismo prevenindo uma série de doenças, ainda mais quando misturado com outras ervas também potencialmente benéficas. O capim cidreira é uma planta robusta com folhas que lembram lâminas, pode chegar até um metro de altura e tem origem asiática, porém é cultivada no Brasil e facilmente encontrada por aqui.
 Além dos chás, a planta pode ser utilizada no preparo de pratos, principalmente na finalização e melhorar a decoração e aroma do prato. Na indústria cosmética, também é utilizada como óleo essencial.
Os benefícios do chá de capim cidreira são muitos. Quando se fala em efeitos terapêuticos, vale lembrar que o capim cidreira tem efeito calmante, analgésico, bactericida, antidepressivo, diurético, digestivo, expectorante, relaxante e desintoxicante.
Isso significa que o chá de capim-cidreira pode ajudar a combater a depressão, crises de ansiedade, insônia, estresse, bem como livrar o organismo de toxinas e excessos. Ajuda no combate de doenças inflamatórias como reumatismo, inflamação dos rins e problemas no fígado. Também atua diretamente no corpo gerando relaxamento muscular.
Uma função bastante conhecida do chá de capim-cidreira é a melhora do funcionamento do aparelho digestivo e a ajuda na eliminação de gases, por isso é indicado seu consumo após as refeições. Seu poder antitérmico também é ideal para combater sintomas de gripes fortes ou outras doenças que trazem a febre. Receita de chá de Capim Cidreira com folhas frescas:

Ingredientes:

1 litro de água
10 folhas frescas
Mel ou açúcar a gosto

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, assim que ferver, desligue, adicione as folhas lavadas e deixe tampado por 15 a 20 minutos. Coe e sirva com mel ou açúcar a gosto. (Se quiser tome o chá puro sem adoçar)

Chá de Capim Cidreira com Limão:

Ingredientes:

5 colheres de sopa da planta seca
1 litro de água
1 limão espremido

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo. Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. Coe, coloque o limão e beba 3 vezes ao dia.
 

As folhas de capim cidreira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais com facilidade e até mesmo alguns mercados e hortifrútis. Apenas lembre-se de tomar cuidado ao escolher, pois a capim cidreira é diferente da erva-cidreira. Na dúvida, peça orientação e consultoria de um vendedor especializado.
Deve-se ter certo cuidado com o consumo, pois o excesso pode levar a problemas de gastrite e azia. Não pode ser consumido por gestantes, pois pode ter efeito abortivo em doses concentradas. Não consumir o chá de capim cidreira junto com medicamentos com propriedades sedativas ou calmantes. Na dúvida, entre em contato com seu médico/nutricionista para um melhor aproveitamento do chá.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da Foto: Andréa Ribeiro.
(Foto pessoal)
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

14 comentários

  1. Quem tem pressão alta para tomar o chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode sim, pois como é um chá relaxante e calmante acaba abaixando a pressão.

      Excluir
  2. O povo hj prefere chá de banco de upas, psf, hospitais que tomar um chá.

    Eva cidreira, capim santo, mastruz, hortelã miudo, hortelã farnandes, amargoso ninguém quer fazer quer correr pra o postinnn e dizer. Da remédio por cara... ora... até os gatos e cachorros conhecem o que lhe serve de remédio me diga quem é que nunca viu um cachorro ou gato comendo mato pra dor de barriga... para uns teiú para nós aqui TEJÚ quando briga com a cobra e é picado nao vai ao veterinário ele conhece uma raiz que corta o venemo elencorre lá cava e começa morder e pronto não morre.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Diabéticos pode tomar mas sem açúcar. Como este chá tem efeito calmante e relaxante, acredito que pode baixar a pressão, então quem tem pressão baixa deve ter cautela.

      Excluir
  4. Se colocar o capim cidreira na água para ferver junto,está errado?
    Não faz o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser pode ferver junto também. É que da forma que ensina a matéria aproveita mais as propriedades medicinais do Capim Cidreira.

      Excluir
  5. Ouvi dizer que retira o desejo sexual dos homens, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um especialista no assunto ..aqui só foi uma pesquisa dos benefícios da planta

      Excluir
  6. Aqui em minha casa todos tomamos chá de cidreira no lugar do café eu super recomendo

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.