quinta-feira, 16 de maio de 2019

Chá de Hortelã: melhora a saúde bucal, ajuda a combater o estresse, alivia sintomas de gripes e resfriados, melhora a digestão, previne o câncer e outros.


A hortelã é uma erva bastante popular, estando presente em balas, chicletes e em diversos cosméticos. A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina
A hortelã tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

Seus benefícios são:

Ajuda combater o estresse:

Uma xícara de chá de folhas de hortelã fresca, três vezes por dia, é tudo que você precisa para reduzir o estresse.

Diminui a pressão arterial:
A hortelã contém potássio, que ajuda a diminuir a pressão arterial e frequência cardíaca.

Melhora a digestão:

A hortelã relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir gorduras. Para melhores resultados, beba chá de hortelã.
Alivia a síndrome do intestino irritado:

A hortelã é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado. Pesquisas comprovam que cápsulas entéricas revestidas de hortelã-pimenta podem ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases, e diarreia.

Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios:

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a limpar as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber chá de hortelã pode ser bem útil para aliviar os sintomas. Asmáticos devem adicionar hortelã em suas inalações e também beber um pouco de chá. Para facilitar a respiração instantaneamente, adicione cerca de cinco folhas de hortelã em um pouco de água quente e inale.

Ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados:

O mentol que existe na hortelã é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Tomar chá de hortelã é muito bom para diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

Alivia coceira e irritações da pele:

A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Por isso pode ser utilizada para aliviar coceiras. Quando aplicada topicamente, a hortelã tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária.

Melhora a saúde bucal:

A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo ela é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.  

Alivia a dor:

A folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal marinho, um terço de xícara de azeite e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxague.

Alivia náuseas:

O cheiro de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã frescas pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e ânsia.

Previne o câncer:

A hortelã contém mentol, uma substância cuja propriedades têm sido associadas a prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.

Chá de hortelã:

1 punhado de folhas da hortelã bem lavadas.
1 litro de água.

Levar ao fogo e ferver de 5 a 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.
Coe e adoce com açúcar, mel ou adoçante. (Se preferir tome o chá puro, sem adoçar)

Obs: Pode mastigar e comer as folhas da hortelã cruas.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro. (Foto pessoal)
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

Deixe o primeiro comentário

Pesquisar este Blog.

Total de visualizações de página

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *