sábado, 26 de outubro de 2019

O jiló é um alimento aliado do coração, ajuda a perder peso, ajuda no controle da diabetes, ajuda no combate da anemia e outros.


O jiló é um alimento aliado do coração, ajuda a perder peso, ajuda no controle da diabetes, ajuda no combate da anemia e outros. 
O jiló é um fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil e é originário da África Ocidental. O jiló tem um sabor amargo, é um fruto pequeno, arredondado ou comprido, de coloração verde escura e casca lisa brilhante.
O jiló possui uma grande quantidade de água e baixo valor calórico; e possui diversas vitaminas e minerais em sua composição: vitamina A, B e C, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e fibras.
O jiló possui muito benefícios à saúde, confira:

- Saúde bucal: comer jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza da boca e que ajuda a manter o hálito mais fresco.

- Ajuda a perder peso: Um dos principais benefícios do jiló é auxiliar na perda de peso. Quem quiser emagrecer pode se beneficiar de seu consumo pelo fato dele ser pouco calórico e rico em água (aproximadamente 90% do alimento), que promovem a sensação de saciedade. Assim, ao acrescentá-lo à dieta, fica mais fácil de controlar o apetite. Mas o alimento precisa ser associado a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

- Ajuda no combate da anemia: O jiló é uma boa fonte de ferro e, por isso, pode ser um ótimo aliado no tratamento da anemia, principalmente a ferropriva, que é a anemia causada pela diminuição dos níveis de ferro no organismo.

- Aliado do coração: ajuda a regular a pressão arterial. O jiló é rico em potássio, o alimento também possui vitamina B1, a tiamina, que ajuda no bom funcionamento do coração, também tem flavonóides em sua composição, compostos que combatem os radicais livres, um dos responsáveis pelo entupimento e inflamação das artérias. Esse componente, ao lado dos alcalóides e esteróides, também colabora para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que contribui com a saúde cardiovascular.

- Para pele, cabelos e unhas: o jiló é rico em antioxidantes e água, sendo benéfico para a pele, unhas e cabelos. Os antioxidantes combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce ou acelerado, enquanto a água ajuda a hidratar a pele, o jiló também possui propriedades antifúngicas e anti-bactericidas, que ajudam a manter a saúde dermatológica.

- Ajuda a combater o diabetes: o jiló possui boas quantidades de fibra e é pobre em carboidratos, ajudando a controlar a absorção de glicose, evitando os picos e quedas súbitas do açúcar no sangue.

Dica para tirar o sabor amargo do jiló: deixe-o de molho em água com sal por 15 minutos antes de cozinhá-lo. Também é possível fatiar, salgar e deixá-lo em um escorredor por alguns minutos, em seguida, o alimento deve ser lavado para ir ao fogo.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

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