domingo, 17 de maio de 2020

Maracujá: alivia a asma; trata a depressão, ansiedade e insônia; regula a pressão sanguínea; melhora a circulação, o sistema imunológico e o sistema digestivo; e outros.


O maracujá é um fruto muito conhecido por ter poderes calmantes, mas não é só este benefício que possui a saúde; o maracujá possui muitos nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias, é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, possui bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel.
O maracujá amarelo tem sabor mais ácido, enquanto a variedade de casca roxa é mais aromática e tem sabor igualmente forte.
Dependendo da cor, há uma pequena diferença no conteúdo nutricional da fruta, mas os valores estão sempre próximos.
Não é só a polpa que pode ser utilizada, de acordo estudos mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer; ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
Já nas sementes pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. Trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas
Já as folhas do maracujazeiro possuem benefícios iguais. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. Com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.
O Fruto é rico em nutrientes e pode ser consumido através de sucos, e também o seu suco é ingrediente precioso em receitas como musses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.

Confira os benefícios do maracujá à saúde:

-É um ótimo calmante natural para o organismo humano e ajuda a manter o bom humor: tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcalóides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves. Verificou-se que a ingestão da fruta relaxa o sistema nervoso e induz o sono. Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

-Prevenção e combate contra o câncer: o maracujá é um poderoso aliado da saúde do sistema imunológico e fonte de propriedades anticancerígenas. Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, transformando-as em potenciais células cancerosas.
Esta fruta também contém vitamina A e vários flavonóides e compostos fenólicos que têm sido associados ao combate de tumores de boca e de pulmão.
Os flavonóides do maracujá fornecem antioxidantes ao corpo e ajudam a proteger contra diversos tipos de câncer. Estudos recentes também mostraram que em doentes com câncer, uma dieta com base em flavonóides pode ajudar a eliminar as células doentes.

- Melhora o sistema imunológico: A imunidade é o sistema de defesa do nosso corpo contra vários agentes patogênicos como vírus, bactérias, toxinas, e outros, que levam o corpo a doenças e infecções. Nosso sistema imunológico é responsável pela nossa imunidade. Ele identifica ameaças e elimina-as antes que provoquem danos significativos ao nosso corpo.
A vitamina C e a beta-criptoxantina presentes na fruta são responsáveis por esses benefícios do maracujá ao sistema imunológico.

-Melhora a digestão: O maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente fibras solúveis. Uma única fruta pode fornecer quase o total da necessidade diária do nosso corpo. As fibras melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão.
Elas absorvem água e amolecem o bolo fecal de modo a garantir uma evacuação saudável, além de mover a comida mais rapidamente através do trato digestivo, reduzindo o tempo de exposição do cólon a toxinas.
Além das fibras, o maracujá também tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão.
Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

-Aumenta a hemoglobina no sangue: O maracujá contém uma quantidade elevada de ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui vitamina C, vital para a absorção de ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de ferro e hemoglobina no sangue.
-Ajuda na saúde dos olhos: Além de proteger contra o câncer, a vitamina A também trás os benefícios do maracujá à saúde dos olhos, incluindo a prevenção da degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna. Os benefícios do maracujá para a saúde dos olhos já foram provados. Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina A, a vitamina C e os flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados por radicais livres e cuidam das membranas e mucosas que o compõem.

-Regula a pressão sanguínea: Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.
O potássio é um mineral essencial no corpo humano por várias razões, uma das quais é o seu papel como vasodilatador. Ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isto reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular global.
O potássio também regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função muscular de todo o nosso corpo, incluindo os músculos do coração. Este controle também evita a libertação de cálcio para a corrente sanguínea. Quando liberado em excesso, o cálcio pode causar bloqueios nas artérias, levando a doenças do coração.

-Alivia a asma: Estudos mostraram que uma combinação de extratos de casca de maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório. A casca do maracujá pode trazer alívio para pacientes com asma, respiração ruidosa e tosse compulsiva. Acredita-se que este efeito se deva às propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá.
Os flavonóides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma e estudos falam inclusive que o extrato das cascas desta espécie de maracujá poderia substituir os medicamentos convencionais para asma no futuro.

-Melhora a circulação: A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.
Ferro e cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, desta forma, uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue permanece bem oxigenado e pode fluir livremente para todas as áreas necessárias do corpo. O fluxo sanguíneo saudável é essencial para a eficiência da atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos do nosso corpo.

-Ajuda a manter as células do cólon saudáveis: As fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.

Chá das folhas do maracujá:

O chá de folhas de maracujá é rico em antioxidantes, aminoácidos, vitaminas B, C e E, e minerais como magnésio e potássio. Seus principais benefícios à saúde são: redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; proporciona relaxamento; melhora a digestão; pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de tumores devido ao seu teor de antioxidantes; fortalece o sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce.

Modo de preparo:

Coloque 2 folhas secas ou folhas frescas de maracujá, ou uma colher de sopa de folhas triturada em um copo de água fervida (200ml). Deixe descansar por cerca de 5 minutos, coe e adoce com mel ou açúcar de acordo com a sua preferência. O chá pode ser tomado quente ou frio 2 vezes ao dia.

O maracujá é contra-indicado em casos de pressão baixa: pela ação sedativa do maracujá, a pressão pode cair ainda mais. Embora não tenha sido listado nenhum efeito colateral grave relacionado à ingestão deste chá, não é recomendado que ele seja ingerido por mulheres grávidas, lactantes e diabéticos.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *