domingo, 13 de março de 2022

Uma das perdas mais doloridas, com certeza, é a perda da mãe.

“Como tudo na vida, uma hora algum círculo se fecha, uma experiência se acaba e nós perdemos alguém. Uma das perdas mais doloridas com certeza é a perda de uma mãe, luto de mãe. Perder uma pessoa tão especial na nossa vida não tem nem explicação.
De antemão, queremos deixar claro que não temos nenhuma fórmula mágica de como passar por esse momento, porém, trouxemos alguns conselhos de como lidar melhor com essa situação.
A tristeza em si, quando em demasia, pode ser extremamente perigosa e nesses casos recomendamos a visita e consulta com um psicólogo. Nada em excesso faz bem, e essa tristeza pode se tornar tão profunda a ponto de ser uma depressão.
Cada luto é particular, afinal, todos nós somos individuais do nosso jeito. Não dá para mensurar a tristeza e luto de cada um, a forma de superar um luto de alguém pode ser diferente do seu, e nenhum é menor ou maior do que o outro.
Quando alguém sai ou vai para festas assim que alguém morre, as pessoas costumam comentar que aquela pessoa nem está triste. Porém, essa pode ser a forma dela de lidar com todo esse sentimento ruim que está existindo naquele momento.
Por que perder uma mãe é tão difícil?

Na maioria das vezes, as pessoas têm uma relação muito legal com sua mãe, uma briga aqui outra ali, mas nada que abale vocês. De qualquer forma, a figura de uma mãe é muito importante e emblemática para alguém, e a sua perda é muito difícil por isso.
Superar qualquer morte já é muito difícil, imagine quem te deu a vida. Não se culpe por sentir demais, é normal e compreensível. O amor que sua mãe tinha por você era com certeza único e incondicional, por isso entendemos que esse momento pode estar sendo muito difícil para você.
Foram anos com aquela presença tão especial e forte na sua vida, momentos que não voltarão. Por isso, podemos te dar alguns conselhos de como passar por isso de uma forma mais leve. Se você sentir que tudo está muito difícil e que seus sentimentos negativos não diminuirão, procure um profissional.
Não tenha vergonha de admitir essa dor tão intensa e que você precisa sim de ajuda. Todos nós somos passiveis de dores fortes e você não é menor por isso.

Luto de mãe: Como lidar melhor?

Você é único. Sua relação com sua mãe era única, mesmo que você tenha irmãos. A sua ligação com sua mãe era totalmente individual. Por isso, aceite os acontecimentos e coloque em sua cabeça que aconteceu, não foi sua culpa e infelizmente as coisas estão como deveriam estar.
Confie em você. Só você sabe o que você vai precisar para sair dessa situação tão ruim e se você vai sair. Na verdade, o luto de mãe não tem início, meio e fim, nós não temos como saber quando vai acabar e se vai acabar.
Nós nos acostumamos com a situação e com o tempo você não chora o mesmo, você lembra só dos pontos positivos, das boas memórias. Esse é o importante, focar nas coisas boas que a sua mãe fez em vida.
Esteja em um ambiente agradável. Esteja rodeado das melhores companhias sempre, procure estar perto de quem alegra você, quem te bote para cima. Mantenha perto também quem te escuta de verdade, quem procura entender seus sentimentos e quer te ver bem. Se você andar com pessoas tristes ou que não se importem com o seu luto, vai ser mais difícil para você sair dessa situação. Converse sobre o seu luto com alguém. Nada melhor que dividir um sentimento (com alguém confiável) e ser entendido. As pessoas podem te ajudar de forma inimagináveis e você só vai descobrir quando tentar. Coloque para fora tudo que está te fazendo mal, tudo aquilo que tem te colocado para baixo. Entendemos que o otimismo nem passa por sua cabeça, mas manter-se positivo sempre é e será a melhor opção a ser feita sim.
Continue vivendo. Entendemos que isso pode ser bastante complicado, mas infelizmente a vida continua. Algumas pessoas ficarão para trás e você precisa entender isso. Achar que a vida é eterna é um dos motivos para não conseguir lidar bem com essas situações de luto.
Continue homenageando a sua mãe. Sempre procure separar um tempo para homenagear a sua mãe, dessa forma você vai perceber que em vida sua mãe sempre pôde te dar bons momentos e que serão eternizados.
Busque reunir seus familiares que eram próximos a ela, destine datas para fazer essa homenagem. Você vai perceber que o que sua mãe fez enquanto estava viva foi de extrema importância para o seu crescimento e para toda sua vida.
Tente refletir sobre ensinamentos da sua mãe . Algumas lições que a nossa mãe nos dá ficam eternamente em nossos corações, por isso, coloque acima de tudo o que ela te falava para fazer.
Tente estabelecer uma relação mais forte com sua família, pois o tempo é curto. Mesmo que a sua mãe não tenha deixado ensinamento nenhum, procure sempre lembrar do que ela fazia e o que gostava.
Fique triste, sim, não tem problema ficar triste pela perda da sua mãe, só não se entregue de vez e completamente para essa tristeza. Estamos dando o conselho de ficar triste pois você não pode negar um sentimento que existe, você está triste e pronto.
Negar não vai adiantar nada, só prolongar e alimentar uma sensação muito ruim dentro de você. Por esse motivo, fique triste quando deve ficar e quando esse momento acabar, você vai se sentir mais leve e os pensamentos positivos irão tomar conta da sua mente.
Queremos deixar claro que não queremos fazer nenhum tipo de diagnóstico, visto que todos nós temos nossas características individuais. O essencial é que você procure um profissional da área de Psicologia e sempre busque sua melhora e até uma melhor qualidade de vida.”

Fonte da Pesquisa: https://www.fepo.com.br/

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.