terça-feira, 25 de junho de 2019

Chá de Boldo: age como anti-inflamatório, cura ressaca, diminui o inchaço, melhora a digestão, diminui os gases e outros.


O Boldo da terra (Plectranthus barbatus) é uma planta arbustiva que desenvolve grandes hastes verticais atingindo de 1 a 2 metros de altura, a planta é originária da Índia e foi trazida para o Brasil, provavelmente, no período colonial . Também conhecido como boldo do Brasil, boldo de jardim, boldo-silvestre, boldo-falso e tapete de oxalá. O boldo apresenta folhas aveludadas, produz flores azuladas e tem sabor amargo.
Atualmente pode ser encontrada em todas regiões do país, e é muita utilizada para curar os males causados pela ingestão de álcool, cura ressaca alcoólica, por isto ficou muito famosa.
As folhas do arbusto do boldo são usadas na medicina popular. Podendo ser consumido na forma de chá para uma variedade de fins de promoção da saúde.
O chá de boldo é bastante conhecido por suas ações digestivas e por ser um ótimo aliado no bom funcionamento do fígado. Além disso, ele possui muitos benefícios para a saúde e o bem estar do corpo.
Seus benefícios são:

Diminui o inchaço e diminui os gases:

O chá de boldo é ótimo para combater gases e desinchar a barriga e ele deve ser ingerido após o preparo e sem adição de açúcar.

Anti-inflamatório:

O chá é muito eficaz contra inflamações, principalmente aquelas que dizem respeito ao estômago, fígado e intestino. O chá ajuda a sedar os elementos tóxicos no corpo, provocando uma diminuição da dor e melhora do organismo.

Bom para o fígado:

O chá de boldo auxilia positivamente na saúde do fígado. Ele é responsável por energizar o lançamento da bile digestiva pelo fígado, ajudando a remover os principais vestígios de toxinas.

Melhora a digestão:

O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais. Apesar de todos estes benefícios, o boldo é contra-indicado em caso de obstrução da vesícula biliar e durante a gravidez, especialmente nos primeiros 3 (três) meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.

Preparo do Chá de boldo:

Adicione 2 (duas) folhas da planta em uma xícara com água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Pode ser tomado 2 (duas) xícaras por dia.

As folhas do boldo podem ser usadas frescas ou deixar secar ao sol durante alguns dias. Depois de secas as folhas devem ser guardadas em um recipiente de vidro, devidamente tampado.
Pode ser consumida através de chá e também se quiser pode macetar 2 (duas) folhas frescas e adicionar uma xícara de água fria e tomar 2 vezes ao dia.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro. (Foto Pessoal)
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.