segunda-feira, 8 de junho de 2020

Berinjó: contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue; melhora os problemas hepáticos, distúrbios do fígado e outros.


Berinjó: contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue; melhora os problemas hepáticos, distúrbios do fígado e outros.
Jiló Gigante Jaíba também conhecido como Berinjó e como jinjilo em algumas regiões do Brasil. Bem diferente e parecido com a berinjela, não amarga e o gosto lembra muito abobrinha. Os frutos são de diâmetro entre 8 e 10 cm e pesam, em média, de 400 a 500 gramas. De coloração verde-clara brilhante a amarelo-ouro, o Berinjó foi desenvolvido, principalmente, para os mercados da região Sudeste, especialmente São Paulo e Minas Gerais.
A germinação acontece entre 6 e 14 dias e a época de semeadura é no verão.
O Berinjó é um fruto da família das solanáceas, a mesma da berinjela. Sua origem ainda é desconhecida, mas é abundante no Brasil e na África. Aqui no nosso país, é muito comum na região Sudeste, sendo Rio de Janeiro o estado que mais produz. É uma planta anual, de clima quente. A época de plantio ocorre normalmente de setembro a fevereiro. O melhor desenvolvimento da planta se dá em solos areno-argilosos, mas também é adaptável a outros tipos. A colheita, que ocorre deve ser realizada com os frutos ainda imaturos, já que os maduros não são adequados para o consumo. O Berinjó é um fruto que possui muitos benefícios à saúde, ele é concentrado em vitaminas A, do complexo B e C, carboidratos (3 a 6%) e proteínas (1,4%). Contém minerais, cálcio, ferro e magnésio.

O Berinjó possui substâncias como os flavonóides, alcalóides e esteróides, que contribuem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e evita o acúmulo; melhora os problemas hepáticos, distúrbios do fígado e dispepsia biliar; obesidade e diabetes; colabora para o tratamento de anemia por falta de ferro; alivia prisão de ventre e problemas intestinais.

O Berinjó possui baixo valor calórico (40 calorias em 100 gramas). Ele é muito apreciado na culinária brasileira, sendo consumido cozido, frito, grelhado e também como ingrediente de várias receitas e é muito delicioso.

Fonte da Pesquisa: Google.com
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.