sábado, 3 de outubro de 2020

Brócolis: ajuda na digestão; desintoxica; aumenta a defesa do organismo; diminui o colesterol; e outros.

O brócolis é um vegetal muito saboroso e possui muitos benefícios à saúde, possui pouquíssimas calorias, um alto teor de vitaminas e nutrientes, como vitaminas B, C, K e A, fibras, folatos, potássio, selênio, manganês, triptofano e fósforo.
O brócolis pode ser consumido cozido e refogado, e tem pessoas que gostam de fazer a salada dele cru, porque desta forma não perde os nutrientes, e também pode ser usado na preparação de suco naturais, juntamente com laranja, melão ou cenoura.
Vamos conferir os benefícios do brócolis à saúde:

-Aumenta as defesas do organismo: Devido à sua quantidade de vitamina C, glucosinolatos e selênio, o consumo de brócolis, regularmente, ajuda a aumentar as defesas do organismo e a melhorar o sistema imune, assim como proteger o organismo contra infecções.
-Desintoxicação: Os brotos de brócolis possuem quantidades de enzimas protetoras que podem ser eficazes na desintoxicação.

-Saúde do coração: Elimina o colesterol e ajuda a manter o coração saudável, fortalecendo os vasos sanguíneos.
As fibras ajudam a manter o movimento intestinal estável e a preservar as bactérias saudáveis do intestino.

-Saúde dos olhos: A luteína e a zeaxantina são carotenóides altamente reverenciados por suas propriedades de aumento da visão.
Esses dois nutrientes são encontrados no brócolis e demonstraram ser eficazes na proteção contra degeneração macular e catarata, duas doenças oculares debilitantes que afetam severamente a visão e a qualidade de vida.

- Anti-inflamatório: O brócolis é um excelente anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir os efeitos do dano articular causado pela osteoartrite.

-Diminui o colesterol: devido ao seu alto conteúdo de fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no sangue.

-Digestão: possui alta concentração de fibras, ajudando na digestão.

-Previne o Câncer: O benefício de saúde mais amplamente relatado do brócolis pode estar em seu potencial para combater o câncer.
Muitos estudos forneceram evidências de efeitos protetores que os brotos de brócolis têm contra o câncer.
As propriedades quimiopreventivas do sulforafano têm sido extensivamente estudadas e pesquisas sobre os efeitos do sulforafano nas células-tronco cancerosas (CSCs) têm sido conduzidas.
Pesquisadores descobriram que o sulforafano pode inibir uma enzima envolvida na progressão de células cancerosas.
Consumir alimentos que contenham este fitonutriente, como o brócolis, pode ser uma arma poderosa na prevenção do câncer.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.