segunda-feira, 2 de março de 2020

Benefícios do Kefir à Saúde: aumenta a imunidade, melhora a densidade óssea, desinflama o intestino e ajuda em doenças inflamatórias do cólon, melhora a digestão da lactose e pode ajudar quem tem intolerância, detona a candidíase, desintoxica do corpo e outros.


Kefir é uma bebida fermentada, originária das montanhas do Cáucaso, cujo substrato mais comum é o leite. É produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos etc.
kefir aumenta a imunidade, melhora a densidade óssea, desinflama o intestino e ajuda em doenças inflamatórias do cólon, combate alergias e asma, protege contra o câncer, melhora a digestão da lactose e pode ajudar quem tem intolerância, detona a candidíase e desintoxica do corpo.
As bactérias do kefir podem ser cultivadas em casa com segurança, e a produção da bebida é fácil e se assemelha à produção de iogurte natural. Existem dois tipos de kefir, o de leite e o de água, que contém as mesmas bactérias e leveduras, porém adaptadas a ambientes distintos. Além disso, esses dois tipos de kefir podem ser diferenciados de acordo com a as enzimas presentes em sua composição.

Nesta matéria vamos falar sobre o Kefir de leite, conforme a foto.
Confira os Benefícios do kefir:

-Diminui a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal;
-Combate inflamações intestinais: flora saudável é o principal fator para evitar doenças;
-Facilita a digestão;
-Ajuda a perder peso: é rico em proteínas e tem baixas calorias;
-Combate a osteoporose: é rico em cálcio;
- Previne e combate a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;
-Fortalece o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por microrganismos através do intestino.
-Equilibra a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, sendo ótimo para quem se submeteu a tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.

Kefir de Leite:

O preparo de kefir é muito simples, semelhante à produção caseira de iogurte natural. Pode-se usar qualquer tipo de leite, de vaca, de cabra, ovelha, ou os leites vegetais, de coco, arroz ou amêndoa.

Ingredientes:

2 colheres de grãos de kefir
2 copos de leite

Modo de preparo:

Colocar em um recipiente de vidro os grãos de kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

Como cultivar e cuidar do Kefir

Para manter o kefir sempre saudável e produtivo, deve-se sempre armazená-lo em um recipiente com leite após cada fermentação, não utilize utensílios de metal e sempre tampe para que ele não tenha contato com moscas ou formigas. Nos dias mais quentes ou para atrasar o processo de fermentação, pode-se armazenar o kefir na geladeira, mas caso deseje passar mais dias sem usar o kefir para fermentação, os grãos devem ser guardado em um recipiente com tampa ou em saquinhos, e deve ser congelado.
Aos poucos, o kefir vai crescendo com as fermentações e cria uma gosma ou líquido mais espesso, sendo necessário lavar os grãos em água pelo menos duas vezes por semana. É possível guardar parte dos grãos no congelador para ter sempre uma reserva, e o excedente restante pode ser doado para outras pessoas produzirem seu kefir em casa.
Não se deve usar os grãos de kefir que estejam verdes, amarelados ou marrom, porque isso indica que eles já não estão bons para consumir.
O kefir está contraindicado em caso de câncer no sistema gastrointestinal, não deve ser consumido 2 horas antes e depois de tomar remédios com bifosfanato, fluoretos ou tetraciclinas, apenas para evitar que interfira na absorção do medicamento. A fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado.
A ingestão excessiva de kefir também pode causar problemas como dores abdominais e diarreia, e por isso é indicado consumir apenas de 1 copo de kefir por dia.

Dica: Bata no liquidificador o leite fermentado com frutas ou sucos (aqueles de pacotinho) do sabor ao seu gosto, fica delicioso.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza e Tua Saúde.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista.
Consulte sempre seu médico)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.