sábado, 14 de março de 2020

Vinagrete: comer tomate e cebola juntos garantem importantes benefícios à saúde.


O tomate é um fruto muito saboroso, uma salada que acompanha qualquer comida. 
O tomate é arredondado e de cor vermelha, ele é rico em vitamina C, tem também sais minerais como fósforo, potássio e magnésio; é também rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata e de estômago.
A cebola é uma hortaliça muito usada como tempero para alimentos. É composta por vitaminas A, B e C, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Por ser rica em flavonóides, tem poder anti-inflamatório e anti-oxidante. Pode ser uma aliada na prevenção de doenças do sistema nervoso, respiratório e circulatório. Previne o câncer e fortalece os ossos. Ela também ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e os níveis de triglicerídeos. Além disso, serve para dar beleza ao cabelo e à pele. Tanto a cebola roxa quanto a normal têm por volta de 40 calorias em cada 100 gramas, porém, a cebola roxa apresenta algo a mais: a Antocianina. Esse nutriente auxilia no combate aos radicais livres e na manutenção do sistema imunológico por ser antioxidante.
A mistura do tomate e a cebola traz muitos benefícios à saúde, a sua mistura é rica em nutrientes. O Vinagrete é acompanhamento essencial para as carnes do churrasco e do prato de feijoada.
Receita de como fazer o vinagrete:

3 tomates cortados em cubos pequenos.
1 cebola cortada em cubos pequenos.
½ xícara de azeite.
½ xícara de vinagre
Salsinha, cebolinha verde e sal a gosto.

Em uma vasilha misture todos os ingredientes e estará pronto o delicioso vinagrete.

Dica: para a cebola não ficar com o sabor forte, eu costumo colocar em um prato com um pouquinho de água e coloco no micro-ondas por 20 segundos, e depois escorro a água e misturo com os demais ingredientes. Também gosto de colocar uma colher (sopa) de açúcar no vinagrete para tirar um pouco do azedo.

Eu amo comer vinagrete com arroz.

Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista.
Consulte sempre seu médico)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.