sábado, 21 de novembro de 2020

Carambola: diminui o inchaço do corpo; previne gripes e resfriados; favorece o funcionamento intestinal; promove a hidratação; e outros.

A Carambola é uma fruta muito saborosa e que possui muitos benefícios à saúde. É uma fruta exótica e atrativa de uma espécie de árvore nativa da Índia. Os frutos são vistosos, com uma forma oblonga, possuem uma pele fina que varia de verde a amarelo, dependendo do grau de maturação. Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos, possui um sabor doce e azedo.
A Carambola é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fonte de vitaminas A, C e do complexo B, é rica em antioxidantes, por ser uma potente fonte primária e secundária de polifenóis antioxidantes. Oferece diversos benefícios para a saúde tais como: auxilia no combate a febre, é eficaz contra escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite. As sementes trituradas servem como um sedativo em casos de asma e cólicas.
A carambola pode ser consumida comendo a fruta fresca, é utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geleias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero.
Confira mais benefícios à saúde:

-Previne o envelhecimento precoce da pele: possui ação antioxidante que protege as células dos efeitos dos radicais livres, que podem causar problemas nas células que antecipam seu envelhecimento e até podem provocar doenças crônicas e estímulo ao organismo para produzir colágeno, proteína responsável por dar firmeza e elasticidade para a pele.

- Previne gripes e resfriados: A carambola é uma fruta rica em vitamina C, substância responsável por diminuir as infecções no organismo e combater as mais variadas enfermidades. Em época do ano, em que as temperaturas estão mais baixas, é comum o aparecimento de resfriados devido a baixa imunidade, sendo assim, a carambola pode ajudar a deixar o corpo saudável e fortalece o sistema imunológico.

- Favorece o funcionamento intestinal: Rica em fibras alimentares, a carambola faz com que o intestino funcione corretamente, prevenindo a constipação, a prisão de ventre e também ajuda o processo digestivo dos alimentos. -Promove a hidratação: A carambola possui um alto teor de água em sua composição, o consumo ajuda a hidratar a pele e o organismo, evitando ressecamentos e contribuindo com a quantidade de líquidos que deve ser ingerida diariamente.

-Contribui para a perda de peso: A fruta possui pouquíssimas calorias, baixo teor de gordura, fibras e muita água em sua composição, fazendo com que o seu consumo proporcione saciedade, sem aumentar o número de calorias no corpo.

-Saúde do coração: Por ser rica em fibras, pobre em colesterol, o consumo da fruta é associado ao bem-estar do coração, já que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Além disso, também é possível encontrar o potássio na composição da carambola, mineral responsável por regular a pressão arterial e controlar os níveis de colesterol.

- Diminui o inchaço do corpo: Para quem tem problemas com a retenção de líquido ou aquela sensação de inchaço, mesmo sem ter passado dos limites na hora da refeição, a carambola é uma fruta diurética que promove a produção da urina.

Contra-Indicações:

A carambola mesmo sendo rica em diversos nutrientes e trazendo tantos benefícios à saúde, pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins. O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.