sábado, 12 de dezembro de 2020

Suco da Casca do Abacaxi: possui ação anti-inflamatória; previne a formação de coágulos sanguíneos; combate o inchaço; auxilia na saúde dos ossos e dentes; e outros.

O abacaxi é um fruto muito delicioso e possui diversos benefícios à saúde. O abacaxi é revestido por uma casca áspera, formada pela união das brácteas e sépalas das flores da planta, sua polpa é suculenta, de sabor ácido e doce.
O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde.
A casca do abacaxi é muito rica em vitaminas, tendo mais vitamina C do que a polpa da fruta, possui o betacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio e ferro.
Você pode consumir a casca do abacaxi como suco ou como chá.
Confira os benefícios do suco da casca do abacaxi:

- Maior saciedade: A casca da fruta possui uma quantidade maior de fibras, o que faz com que o suco de abacaxi com casca seja mais saciante que a bebida preparada a partir da polpa da fruta.
Isso porque as fibras são conhecidas por auxiliarem a promoção da sensação da saciedade do organismo. Tal efeito pode contribuir com a perda de peso porque ajuda a controlar o apetite, o que pode resultar em um consumo mais baixo de calorias.

- Combate o inchaço: Um dos benefícios do suco de abacaxi com casca é que ele fornece um efeito diurético, ou seja, promove o estímulo à eliminação de água de dentro do organismo por meio da urina.
O suco da casca do abacaxi combate o inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no corpo.

-Ação anti-inflamatória: Tanto a casca quanto o caule do abacaxi carregam quantidades altas de uma enzima chamada bromelaína, que é conhecida por contribuir com o combate à inflamação no organismo.

-Saúde dos ossos e dentes: A casca do abacaxi também é composta por quantidades elevadas de manganês, um nutriente que contribui com o crescimento, o fortalecimento e a reparação dos ossos e dentes. -Auxílio à prevenção do câncer: Estudos indicaram que os teores de manganês, vitamina C, bromelaína e antioxidantes encontrados na composição da casca do abacaxi trazem benefícios como auxiliar o combate a tumores e auxiliar a prevenção do câncer.

-Previne a formação de coágulos sanguíneos: A bromelaína presente na casca do abacaxi também previne a formação de coágulos de sangue. Os coágulos de sangue ajudam a parar o sangramento, entretanto, quando são formados sem necessidade podem causar problemas sérios de saúde como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Como fazer o suco da casca do abacaxi?

Primeiramente lave bem a fruta em água corrente com o auxílio de uma escovinha de cozinha. Após lavar, descasque o abacaxi e coloque as cascas no liquidificador com um litro de água.
Bata por alguns instantes, coe e adoce ao seu gosto.

Uma curiosidade: Devido ao fato da casca da fruta ser áspera e espinhosa, é comum na gíria brasileira o emprego da expressão “descascar um abacaxi” para designar a resolução de um problema ou situação difícil. A “coroa” do abacaxi, o que lhe confere o título de “rei dos frutos” é, na verdade, um tufo de folhas resultante do tecido meristemático apical que a planta apresenta.

Fonte da Pesquisa: Google.com
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)

Um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.