segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A Ora-Pro-Nóbis é rica em proteínas podendo substituir o consumo de carne, previne a anemia, melhora o funcionamento do intestino, fortalece os ossos e dentes; e outros.


A planta Pereskia aculeata, popularmente conhecida como Ora-Pro-Nóbis, sendo traduzido do italiano significa “ore por nós”, é uma planta bastante rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas também servem como alimento. A planta é também empregada para a produção de mel.
É uma plantinha pouco conhecida, porém de fácil cultivo, super saborosa e com benefícios para saúde, a planta pode curar a anemia e até prevenir o câncer de cólon.
As folhas da Ora-Pro-Nóbis que são comestíveis, são longas, finas, de sabor suave e textura macia, suas folhas são ricas em fibras e proteínas. As folhas podem ser consumidas em saladas, na sopa e misturada no arroz; pode-se refogá-la, comê-la crua, usá-la como temperos e até fazer suco ou chá.
A Ora-Pro-Nóbis contém na sua composição aminoácidos essenciais como a lisina e o triptofano, fibras, minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitaminas C, A e do complexo B, o que a torna muito popular entre os adeptos de uma alimentação variada e sustentável.
Em muitas regiões a ora-pro-nóbis é cultivada mesmo em domicilio, no entanto, também é possível comprar a folha da ora-pro-nóbis em lojas de produtos naturais, nas formas desidratada ou em pó como farinha. A ora-pro-nóbis é uma opção bem econômica para enriquecer as refeições e é uma ótima fonte de nutrientes, rica em proteína, vitaminas e fibras para um bom funcionamento do intestino.
Confira os seus benefícios à saúde:

-Fonte de proteína: A ora-pro-nóbis é uma ótima opção de fonte protéica vegetal, pois cerca de 25% de sua composição total é de proteínas, a carne tem em sua composição aproximadamente 20%, podendo substituir a carne e repondo as proteínas que o organismo necessita. Também demonstra um nível protéico alto quando comparada com outros vegetais, como por exemplo: o milho e o feijão. Contém aminoácidos essenciais ao organismo, sendo o mais abundante o triptofano com 20,5% do total de aminoácidos triptofano, seguido pela lisina.

- Auxilia no emagrecimento: Devido a sua quantidade protéica e por ser rica em fibras, a ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento pois promove a saciedade, além de ser um alimento com poucas calorias.

-Melhora o funcionamento do intestino: Devido a grande quantidade de fibras, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo tumores intestinais.

-Previne a anemia: A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro em sua composição, sendo uma maior fonte deste mineral quando comparada a outros alimentos considerados fontes de ferro, como por exemplo, a beterraba, a couve ou o espinafre. No entanto, para a prevenção da anemia, o ferro deve ser absorvido junto com a vitamina C, outro componente presente em grande quantidade neste vegetal. Sendo assim, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser consideradas um bom aliado para prevenir a anemia.

-Evita o envelhecimento: Devido a grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, como por exemplo as vitaminas A e C, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão. Por ser rica em vitamina C, também auxilia no fortalecimento da imunidade.

-Fortalece os ossos e dentes: A ora-pro-nóbis ajuda a fortalecer os ossos e dentes, pois tem na composição de suas folhas uma boa quantidade de cálcio. Não pode substituir o leite, porém pode ser usado como um complemento.

Chá de Ora-Pro-Nobis:

Com folhas frescas: Coloque 5 folhas em 500 ml de água fervente, deixe ferver por mais 5 minutos.
Desligue o fogo e deixe esfriar. Adoce com açúcar ou adoçante ou se preferir tome sem adoçar.
Beba 1(uma) vez por dia, até melhorar dos sintomas.

Com ora-pro-nóbis desidratada: Ferva 300 ml de água, acrescente 2 colheres de chá de ora-pro-nóbis e faça uma infusão, tampando por alguns minutos. Adoce a gosto.
Beba 1(uma) vez por dia, até melhorar dos sintomas.

O chá das folhas pelas propriedades e benefícios que possui, serve para tratamento medicinal de diversas doenças, além de ser um eficiente restaurador para o organismo.
Este chá é indicado principalmente para problemas inflamatórios, úlceras, varizes e cistite e, por ser rico em ferro, trata problemas de anemia.

Suco verde de Ora-Pro-Nobis:

Ingredientes:

20 folhas de ora-pro-nobis
Suco de meio limão ou laranja
Gengibre descascado em fatias ou em pó
4 copos de água, se preferir, adicione gelo depois de batido

Preparo:

Bata tudo no liquidificador durante 2 minutos, coe e consuma de imediato após o preparo, para aproveitar os princípios ativos da planta, o que deixa de ocorrer, se guardada na geladeira.

Resumindo: As Propriedades Medicinais da planta ora-pro-nóbis são: anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas, revigorantes e regenerativas. Contém em sua composição nutricional, os seguintes minerais como: fósforo, cálcio e ferro, fibras, aminoácidos essenciais como lisina e triptofano, além de proteínas e vitaminas C, A, B.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista.
Consulte sempre seu médico)

2 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.