quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Chá de louro: é um diurético natural; controla a diabetes; tem efeito calmante; auxilia na digestão; e outros.

O louro é aquela planta em que suas folhas, devido ao seu sabor e aroma característicos, são utilizadas na culinária brasileira, dão o sabor e o aroma deliciosos na tradicional feijoada, sendo também uma planta medicinal, usada no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse, ansiedade, possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, estimulante e antioxidante e expectorante, devido às suas propriedades.
A folha do louro é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C. .
Tem o nome científico de Laurus nobilis e pode ser comprado em todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.
O chá de louro é uma ótima opção para aproveitar todos os benefícios das folhas, confira os seus benefícios à saúde:

- Efeito calmante: O chá de folha de louro pode ser um grande aliado para acalmar a mente e aliviar os períodos de estresse. Utilizado com esse objetivo desde a Antiguidade por todas as culturas do Mediterrâneo, a inalação do chá (ou o seu consumo propriamente dito) passou a ser fortemente associado como um tratamento alternativo para a ansiedade. Por isso, uma boa dica é sempre tomar uma xícara de chá desta erva antes dormir.

- Folhas de louro são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes: as folhas de louro são fontes poderosíssimas de vitaminas A e C, minerais essenciais : como o selênio e o potássio e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Essas propriedades são responsáveis, por exemplo, por manter o organismo livre de gripes e resfriados , devido à vitamina A, fortalece a imunidade do organismo , devido a boa dose de vitamina C e previne o envelhecimento precoce , papel dos antioxidantes.

- Controla a diabetes: O louro é uma das ervas mais indicadas para os que precisam regular o açúcar no sangue. Devido às propriedades de sua folha, consumi-la sob a forma de chás é uma forma de equilibrar a diabetes tipo 2 ,em que há resistência à insulina; e reduzir os níveis de glicose do organismo.

-Rico em propriedades medicinais: Além de ter um efeito calmante, o chá de louro é praticamente um diurético natural. Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão. A bebida também alivia as dores da cólica e inflamações em geral.

- Ajuda a perder peso de maneira saudável: Devido à combinação de propriedades, preparar o chá de louro com um pouco de canela em pau é perfeito para os que precisam perder peso por questões de saúde. Enquanto as folhas de louro ajudam a eliminar as toxinas do organismo, a canela atua acelerando o metabolismo.

- Auxilia na digestão: As folhas de louro têm uma ótima ação digestiva. Elas são capazes de auxiliar a produção da bile pelo fígado e também atuam em enzimas "especializadas" na nossa digestão. Uma xícara da bebida pode ser suficiente para se livrar dos incômodos.

Receita do chá de Louro:

Ingredientes:
-3 folhas de louro
-1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque as folhas de louro na água fervente, deixe por cerca de 10 minutos. Em seguida, beba o chá 3 vezes ao dia. Se quiser adoce antes de beber.

Contra-indicações :

O Chá de louro deve ser evitado na gravidez, ele pode estimular contrações, hemorragias e até levar ao aborto. Então as grávidas devem evitar tomá-lo.

Fonte da Pesquisa: Google.com
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.
)

Deixe o primeiro comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.