quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Quiabo: controla os níveis de açúcar no sangue e os níveis de colesterol, melhora o sistema cardiovascular, reduz o estresse, previne anemias e outros.


O Quiabo é um fruto muito saboroso e que possui muitos benefícios à saúde.
Os quiabos são verdes, peludos e apresentam uma gosma viscosa, em seu interior encontram-se várias sementes de coloração esbranquiçada e de formato arredondado.
É bastante utilizado em pratos típicos no Brasil, como o tradicional frango com quiabo de Minas Gerais.
De acordo com diversas pesquisas científicas, o quiabo é um alimento: anti-úlceras, anticancerígeno, reduz ataques cardíacos, diminui o colesterol sanguíneo, alivia desordens intestinais, inflamações no cólon, diverticulite e úlceras estomacais, neutralizador de ácidos, lubrificante do trato intestinal, auxilia na melhora de queimaduras, acalma psoríase e envenenamento e pode ser utilizado no tratamento de inflamações nos pulmões, síndrome do intestino irritável e dores de garganta.
As propriedades do quiabo são explicadas pelas quantidades de nutrientes que possui. O quiabo é fonte de vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (tocoferol) e os carotenoides betacaroteno, zeaxantina e luteína. Possui também quantidade dos minerais manganês, magnésio, cobre, ferro, fósforo, cálcio, zinco e selênio.
O quiabo é um vegetal pobre em calorias e rico em fibras, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Além disso, o quiabo também é bastante utilizado para auxiliar no controle do diabetes, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Confira os seus benefícios à saúde:

-Ajuda a emagrecer, por conter poucas calorias e ser rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade.

-Controla os níveis de açúcar no sangue, devido ao seu baixo teor de carboidratos e alta presença de fibras.

- Melhora o trânsito intestinal, devido à sua elevada presença de fibras.

-Ajuda a controlar os níveis de colesterol, por conter fibras solúveis, que diminuem a absorção de gorduras no intestino.

-Reduz o estresse e ajudar a relaxar, por ser rico em magnésio.

-Previne anemias, por conter ácido fólico.

-Mantém a saúde dos ossos, por ser rico em cálcio.

 
-Melhora o sistema cardiovascular: o quiabo contém potássio, mineral que relaxa os vasos sanguíneos melhorando a pressão arterial. As fibras promovem a diminuição do colesterol. Sabe-se que colesterol alto pode levar ao surgimento de placas ateroscleróticas nas artérias, que aumentam o risco de infartos e derrames. Pelos nutrientes contidos no quiabo, o risco de se desenvolver doenças cardíacas é diminuído.

-Melhora a saúde da pele e dos cabelos: Os benefícios do quiabo para o cabelo e pele se devem ao seu poder antioxidante. Para a pele, o quiabo ameniza as rugas e previne o envelhecimento precoce. Nos cabelos, a “baba” de quiabo, quando aplicada, tem ação hidratante e proporciona brilho e vitalidade para os cabelos.

Dica testada e aprovada de como fazer quiabo sem baba:

Lave e corte os quiabos em tamanhos maiores (pedaços pequenos solta muita baba). Coloque a panela no fogo para esquentar, frite o alho ou a cebola com óleo ou azeite. Depois coloque os quiabos, o sal a gosto e um pouquinho de água para cozinhar, não mexa e tampe a panela até cozinhar e secar.

O quiabo deve ser consumido com cautela por pessoas que possuem ou tenham histórico de pedra nos rins, isso porque o quiabo tem altos níveis de oxalato, substancia que facilita a formação de pedra no rim e na vesícula. Contudo, se consumido junto com uma dieta equilibrada e não exagerado na quantidade, não causará nenhum mal.

Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza.
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista.
Consulte sempre seu médico)

Um comentário

  1. Gente ao invés de ficarem perguntando. Leiam a matéria...
    Para todas as perguntas na matéria tem a resposta

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Página no Facebook.